Início » Cultura » Gouveia recebe preparação do Congresso Internacional: A Bíblia na Cultura Ocidental

Gouveia recebe preparação do Congresso Internacional: A Bíblia na Cultura Ocidental

Nos dias 1 e 3 de julho, no Teatro Cine de Gouveia, irão decorrer dois eventos preparatórios do Congresso Internacional: A Bíblia na Cultura Ocidental. A temática central destes eventos preparatórios incide na Bíblia, cuja leitura, ao longo dos milénios, influenciou o pensamento das pessoas, a vida de comunidades e a história das civilizações.

O programa tem início no dia 1 de julho, pelas 14h15, com o discurso de boas vindas do Presidente do Município de Gouveia, Luís Tadeu, e a posterior inauguração da Exposição Filatélica Bíblia Global: “A Bíblia na Arte Postal” dos países do mundo.

Seguir-se-á a Conferência do Cardeal Gianfranco Ravasi, do Conselho Pontifício da Cultura, sob a temática “Bíblia, um código para compreender a cultura ocidental”.

Pelas 15h45 irá decorrer o lançamento e ritual de obliteração do selo dos CTT comemorativo dos 1600 anos do Nascimento de São Jerónimo, primeiro tradutor da Bíblia para Latim, a famosa e influente “Vulgata”.

Para finalizar o programa de quinta-feira, irá decorrer o Lançamento da obra completa em 6 volumes de “A Bíblia em Portugal: 25 séculos de traduções e modelações”, de Frei Herculano Alves, com enquadramento do Cardeal-Patriarca Dom Manuel Clemente (Universidade Católica Portuguesa), sob o tema “Portugal, um país bíblico?”. Usarão da palavra para apresentação dos diferentes volumes, Luís Carlos Amaral, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Eugénia Magalhães, do Instituto de Estudos Avançados em Catolicismo e Globalização, Dom Manuel Felício, Bispo da Guarda, Carlos Fiolhais, Rómulo Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra e José Eduardo Franco, Cátedra de Estudos Globais da Universidade Aberta.

No sábado, dia 3 de julho, irá realizar-se a Gala de entrega de prémios do Bíblia Moov, um concurso de vídeo que se baseia na interpretação criativa de textos da Bíblia, e que ilustram princípios que são a base cultural e ética dos valores de cidadania da nossa sociedade. A entrada para a gala é livre, mas sujeita a inscrição prévia através do endereço catedraestudosglobais.ceg.uab@gmail.com

Publicidade...