A HEN, Serviços Energéticos, representada pelo CEO Carlos Oliveira, assinou um contrato no âmbito do Programa de Apoio à Produção de Hidrogénio Verde com o Fundo Ambiental. A cerimónia decorreu no Museu da Água em Lisboa e contou com a presença do Sr. Primeiro Ministro António Costa, e outros membros do governo.
Este projeto da HEN, de produção e distribuição de Hidrogénio Verde, visa um investimento superior a 32M€ em dois anos, com um cofinanciamento a fundo perdido de 7 M€.
A Central de Produção de Hidrogénio Verde terá uma produção de 4 MW/h e será localizada na cidade de Seia, o projeto contemplará o Armazenamento do Hidrogénio
(H2) incluído dentro das mesmas instalações.
A produção do Hidrogénio através de uma Central Hidráulica tem como objetivo a injeção de H2 na rede de gás natural e distribuição por bombas de combustível a
Hidrogénio.
O Transporte de Hidrogénio será efetuado através de viaturas pesadas movidas elas próprias a H2 e distribuído pelos pontos de Distribuição, duas bombas de carregamento de Hidrogénio na zona do centro devido à facilidade de acesso das Auto-Estradas A1, A23, A25 e proximidade da fronteira com a Espanha.
Este projeto é uma mais – valia para toda a zona centro do país, pois irá possibilitar a criação de mais de 400 novos postos de trabalho indiretos no interior do país.
A Hen, Serviços Energéticos, sediada na cidade da Guarda desenvolve assim mais um projeto na área da eficiência energética, que terá um grande impacto social e económico na região e na empresa, contribuindo para um futuro mais sustentável.