Templates by BIGtheme NET
Início » Cultura » III edição do Percurso Pedestre Rota dos Ambientes Rurais

III edição do Percurso Pedestre Rota dos Ambientes Rurais

130px-PCT1A Câmara Municipal de Penalva do Castelo em parceria com a junta de freguesia de Castelo de Penalva, Associação Cultural Castro de Pena Alba, Grupo Desportivo Cultural Bela Vista e apoio dos Bombeiros Voluntários e Unidade de Cuidados à Comunidade de Pena D’Alva, vai promover no próximo dia 24 de abril (domingo) o Percurso Pedestre PR4-PCT Rota dos Ambientes Rurais (com momentos de animação /recriação histórica).

A Rota é um percurso circular com cerca de 12km, que circunda uma vasta área da freguesia de Castelo de Penalva, cuja sede, remotamente, foi berço do Município e um ponto estratégico para o domínio e manutenção da paz em toda a área do enclave Dão-Mondego.

O percurso, que em 2015 teve cerca de três centenas de participantes, tem início junto à Igreja Matriz /São Pedro e desenvolve-se em torno do rio Dão, com um aprazível ambiente rural circundante caraterizado por belas paisagens, grande diversidade de fauna e flora e diversos monumentos religiosos e histórico-culturais (capelas, alminhas, “ponte romana, castelo”…) que poderão ser apreciados pelo caminhante.

Ao longo do percurso, os participantes serão surpreendidos com alguns momentos de animação, nomeadamente: as Lavadeiras no rio Dão, a travessia das poldras, a fonte dos namorados, o resineiro, Alambique, entre outros.

O preço de inscrição é de 6,00 € e inclui o seguro, almoço e t-shirt, ou 3,00€ incluindo o seguro e o almoço. A participação livre não tem qualquer custo associado. O pagamento é efetuado no dia do percurso.

Além deste percurso pedestre, existem no concelho mais quatro percursos pedestres devidamente sinalizados cuja calendarização 2016 é a seguinte: PR2 PCT Caminho dos Galegos/Rota de Santiago, em Mareco (29 de maio); PR2 PCT Rota da Sr.ª da Ribeira, em Moinhos de Pepim (19 de junho); PR3 PCT Rota dos Cenários do Passado, em Esmolfe (24 de julho) e PR5 PCT Trilho do Ryal, em Real (7 de agosto).

Por:Mun.Penalva do Castelo

Publicidade...



 

Enviar Comentário