O auditório da Câmara Municipal de Mangualde acolheu, esta quinta-feira, o seminário “Dinamizar e Investir Mangualde”. A iniciativa organizada pelo CIDEM, Centro de Inovação e Dinamização Empresarial de Mangualde, contou com a participação da Associação Empresarial de Mangualde (AEM), da Associação Industrial da Região de Viseu (AIRV), da Associação Industrial do Distrito de Aveiro (AIDA) e da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP Portugal Global).
O Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, João Azevedo, abriu a sessão de trabalhos, onde anunciou que ‘está a ser preparado um projeto de uma nova área de localização empresarial, junto à autoestrada A25, para que os empresários que procuram o concelho tenham mais e melhor oferta’. ‘Queremos aproveitar o quadro comunitário para lançar um novo projeto, que é ambicioso, mas que temos a convicção de que vai ser concretizável no futuro’ salientou. Acrescentado, ‘temos uma série de bolsas industriais muito juntas dos eixos de comunicação que permitem que sejamos competitivos’. O autarca considera que ‘o país vai ter que definir claramente quais são as zonas de intervenção nesta matéria. E Mangualde, pelas razões todas que são conhecidas, será um dos locais mais importantes no desenvolvimento empresarial da região Centro’.
ENCONTRO CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO VALIOSA DE ASSOCIAÇÕES EMPRESARIAIS E INSTITUIÇÕES PÚBLICAS
Seguiu-se uma breve apresentação do CIDEM, pelo Vereador da Câmara Municipal de Mangualde, João Lopes, e a apresentação ‘Internacionalização das Empresas – rede e serviços de apoio ao Investimento’ com as intervenções de Maria João Gomes e João Pedro Alves, AICEP Portugal Global. O tema ‘Qualificação de PME – Apresentação do Projeto de Formação-Ação QI PME 2020’, foi abordado por José Ribeiro, da Associação Empresarial de Mangualde. Seguiu-se a intervenção de Francisca Peixoto, da Associação Industrial da Região de Viseu, ‘Apoiar as Empresas da Região’, e a intervenção de Carla Vieira, da Associação Industrial do Distrito de Aveiro, ‘Apoiar as PME no processo de internacionalização’. A sessão encerrou com a apresentação do Vereador da Câmara Municipal de Mangualde, João Lopes, que falou de ‘Competitividade do território – exemplos de boas práticas’.
O CIDEM arrancou o ciclo de seminários de 2016 com este encontro “Dinamizar e Investir Mangualde”. Mangualde tem um rico e diversificado tecido empresarial, com uma presença expressiva em mercados internacionais. Este encontro, com a participação valiosa de Associações Empresariais e Instituições Públicas, visava trazer conhecimentos e experiências em missões empresariais que podem facilitar a tarefa de procura e desenvolvimento de oportunidades de negócio, individualmente ou em parceria com outras empresas, nacionais ou internacionais, permitindo alargar possibilidades.
Por:Mun.Mangualde