Templates by BIGtheme NET
Início » Cultura » Manuel Madeira Grilo Memórias soltas de uma vida vivida para a Guarda

Manuel Madeira Grilo Memórias soltas de uma vida vivida para a Guarda

prof madeNo dia em que assinalaria o seu aniversário, 19 de março, que o Município de Pinhel acolhe a apresentação do livro da autoria do seu amigo e conterrâneo, Prof. Madeira Grilo, um desejo concretizado pelos seus filhos, José Grilo e Maria Augusta Grilo.
Manuel Madeira Grilo nasceu em Freixedas, a 19 de março de 1931, e faleceu na Guarda, a 11 de setembro de 2014. Um ano depois da sua morte, surge a edição do livro que estava pronto, mas que não teve oportunidade de concretizar: “Manuel Madeira Grilo – Memórias soltas de uma vida vivida para a Guarda”.

A história de uma vida vivida para o distrito da Guarda, contada na primeira pessoa e muitas memórias soltas que Manuel Madeira Grilo relata de uma forma muito pessoal… É assim este livro… um conjunto vasto de registos de memória e de muitas fotografias de um Professor, de um Empresário, de um Dirigente, de um Bombeiro, de um Pai, de um Marido… de um apaixonado pela vida que, desta forma, deixa publicadas as memórias que são dele, mas que também são de Pinhel, da Guarda e de Portugal.

Por fim, importa referir que a coordenação deste projeto editorial esteve a cargo de Elsa Fernandes, sendo que a apresentação vai estar a cargo de Álvaro Guerreiro e Luís Baptista Martins.

Foi professor do 1º Ciclo, entre outros cargos públicos foi Conselheiro Nacional do Serviço Nacional de Bombeiros, membro da Federação Portuguesa de Futebol, dirigente do Núcleo Empresarial da Região da Guarda (NERGA), vereador na Câmara Municipal da Guarda e deputado na Assembleia Municipal de Pinhel.
Mais recentemente, desempenhou as funções de Presidente da Assembleia Geral da Federação de Bombeiros do Distrito da Guarda (FBDG) e da Assembleia Geral da Associação Reviver Mais.
Em 2009 publicou o seu “Dicionário de Provérbios”, uma obra que contou com o apoio do Município de Pinhel e que foi apresentada no Dia da Cidade – 25 de agosto de 2009.
A 10 de junho de 2014, foi condecorado como Oficial da Ordem do Mérito, pelo Presidente da República (no âmbito das comemorações do Dia de Portugal que tiveram lugar na cidade da Guarda).

Por:Mun.Pinhel

Publicidade...



 

Enviar Comentário