Início » Ambiente » Metade dos portugueses não percebe os acertos nas faturas de energia

Metade dos portugueses não percebe os acertos nas faturas de energia

Neste artigo falamos sobre os acertos que são motivo de confusão para 52% dos clientes de luz e gás
● 42% têm dificuldade para perceber os cálculos e 25% considera que as faturas têm demasiada informação
● 14% das pessoas pagam faturas fora do prazo ao longo do ano
● Para 70% dos portugueses é importante saber que a sua energia tem origem em eletricidade verde
● 45% pretende poupar na eletricidade em 2021 com o simulador de preços de luz e gás da Comparamais
O inquérito Comparamais sobre as faturas de eletricidade revela que 37% dos portugueses têm dificuldade em
compreender as suas faturas de luz e gás. 53% das pessoas leem a totalidade da sua fatura, mas 34% só olha para
os consumos, valor e prazo de pagamento, enquanto 13% apenas vê o custo mensal e a data limite para pagar.
Acertos são principal causa de confusão na leitura das faturas
As estimativas e acertos causam confusão a 52% dos portugueses com dificuldade em ler a conta de luz, enquanto
42% não compreendem como são feitos os cálculos dos valores finais a pagar.
Os acertos nas faturas são o principal motivo de confusão, e 16% das pessoas recebem acertos em todas as faturas
do ano, uma situação que podem evitar ao fazer o envio das leituras. Mas apenas 51% dos portugueses fornece os
dados do seu contador de eletricidade todos os meses, enquanto 22% nunca envia as leituras. As principais razões
apresentadas para não comunicar estes dados são esquecer-se das datas de pagamento (49%) e a falta de
interesse (32%), mas 19% dos portugueses não sabem como fazer as leituras ou como enviar estas informações.
Portugueses rejeitam as tarifas bi-horárias
Os resultados do inquérito Comparamais mostram que 86% das pessoas preferem os planos simples em vez das
tarifas bi-horárias, com preços mais reduzidos de noite e no fim de semana. E também os contratos dual não
convencem, já que apenas 38% dos clientes juntam as faturas de luz e gás. Relativamente ao custo médio das
faturas, 55% dos clientes pagam entre 50€ e 100€, e 16% supera mesmo os 100€ de luz e gás por mês.
Sobre os hábitos de pagamento, destaque ainda para os 14% que confirmam pagar faturas fora de prazo ao longo
do ano. Embora 12% pague a luz fora do prazo menos de seis vezes por ano, há 2% dos portugueses que se
atrasam na conta da luz mais de metade do ano.
Análise do Diretor de Energia da Comparamais, Rui Mota:
“Com mais de metade dos portugueses a receber faturas acima de 50€ todos os meses, as dificuldades para
perceber esta conta causam desconfiança para com as empresas fornecedoras de eletricidade. E a dificuldade em
compreender como são feitos os acertos agrava este problema. A equipa da Comparamais pode explicar-lhe como
se fazem as leitura dos consumos e são calculados os acertos, mas também ajuda os portugueses a descobrir os
preços mais baixos através do simulador de preços de luz e gás. As vantagens que ele oferece aos clientes estão
comprovadas, já que a Comparamais em 2020 conseguiu poupar, em média, 200€ para cada cliente”.

Por:Comparamais

Publicidade...