Trancoso foi a capital da castanha no passado fim de semana, que durante três dias, o pavilhão multiusos da cidade, recebeu milhares de pessoas para visitar este certame que vai na quarta edição, mas também para além da Castanha, outros produtos endógenos estiveram presentes e na grande maioria deles ligados à castanha.
Aconteceram diversos workshops sobre Micologia , castanha alguns“showcookings” com: Chef Marta Dionísio (food blogger “Intrusa na Cozinha”), Chef António Mauritti e Chef Lúcia Fonseca – Restaurante Dom Gabriel.
Diversos concertos Boss Ac e Sons do Minho e muitos grupos culturais do concelho, com o ponto alto, no sábado com a presença do programa da RTP “Aqui Portugal”que animou a tarde de sábado.
Na abertura esteve presente o Secretário de Estado das Autarquias Locais, Dr. Carlos Miguel e demais autarcas do concelho e limítrofes.
Já o Prof.Amílcar Salvador fez um balanço muito positivo do certame , referindo que “Trancoso é uma terra de feiras e mercados, a castanha de Trancoso é de excelente qualidade quer a martaínha e longal e representa entre 2,5 a 3 milhões de euros para os nossos produtores , 5% da produção nacional de castanha”.
Uma pequena homenagem a todos produtores e pessoas envolvidas na produção de castanha pelo município de bandarra.
Também alguns concursos foram realizados, aqui ficam os resultados:
Concurso “ Doçaria de Castanha” Bolos e Doces de Colher
1-º Casa da Prisca – Ouriços de Castanha
2.º Magda Santos – Empadas de Frango com Castanha
3.º António Antunes – Filó de Castanha
Concurso Doçaria de Castanha – Compotas e Geleias
1.º Casa da Prisca – Doce de Castanha
2.º Casa da Prisca – Compota com Castanha e Chocolate
3.º José Aires – Doce de Abóbora com Castanha
Concurso da Castanha – “Melhor Castanha de Trancoso 2016”
Castanha Martainha
1.º João Chaves – Guilheiro
2.º M.ª Inês Filipe dos Santos Borrego – Palhais
3.º Manuel Costa Santos – Miguel Choco
Castanha Longal
1.º Elsa Maria Paulo Santos – Miguel Choco
2.º Valdemar Monteiro – Souto Maior
3.º Tiago Santos – Chafariz do Vento
Concurso da “Melhor Castanha Pintada” promovido no Espaço Infantil da junta de freguesia de Trancoso e Souto Maior
1.º Inês Silva (8 anos)
Já Pedro Fidalgo, Técnico Municipal referiu que “Trancoso esteve em grande, um conjunto de atividades importantíssimas, presença muito forte de público, é já uma referência nacional.
Cerca de 2500 toneladas são produzidas, temos um trabalho de ter melhores soutos, com 250 produtores envolvidos e o Atelier criativo da castanha, com o objetivo de criar pratos e produtos novos com a castanha”.
A Chef Lúcia Fonseca referiu que”a castanha é um produto de excelência, é tudo uma forma de criar ,reinventar novas formas de a apresentar, é preciso abrir a alma ao nosso ser.
Era importante que todo o ano houvesse um produto de castanha, alias tenho a ideia de dois produtos que podem ter sucesso, o Crepe e o Gelado de castanha”.
Dar aos produtores ferramentas para o desenvolvimento e a castanha produza mais.
Por:António Pacheco/Sofia Pacheco