No passado sábado, dia 25 de junho, a Santa Casa da Misericórdia de Mangualde associou-se à Peregrinação Nacional das Misericórdias ao Santuário de Fátima no âmbito do Ano Jubilar, participando com 50 pessoas, entre Irmãos, Utentes, Colaboradores e Voluntários.
Um dos principais momentos da peregrinação nacional a Fátima aconteceu pelas 12h00 com o desfile dos estandartes de todas as Misericórdias “à estátua João Paulo II”, a que se seguiu a Missa presidida pelo presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, o arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, na Basílica da Santíssima Trindade.
“A história das Santas Casas é merecedora de todos os elogios. Peço a cada uma que dê o seu contributo para que hoje o rosto da Igreja seja o da Misericórdia”, declarou, durante a Eucaristia, D. Jorge Ortiga, apelando ainda: “Vejamos o que é ter olhos de Misericórdia e assim veremos que faz sentido o Papa ter proclamado um ano Santo da Misericórdia”.
Manuel de Lemos, presidente da União das Misericórdias Portuguesas, começou por agradecer a D. Jorge Ortiga e todos os sacerdotes “que nos acompanharam nesta peregrinação”. “Estamos todos de parabéns e desejo que esta peregrinação seja realizada, periodicamente, no futuro”, disse ainda Manuel de Lemos, lançando assim o repto.
Esta Peregrinação congregou no Santuário de Fátima cerca de 9000 membros e colaboradores das Misericórdias de todo o país, segundo dados da União das Misericórdia de Portugal.
A peregrinação para além do momento celebrativo foi também um momento para conviver, trocar impressões e uma oportunidade de comunhão, partilha.
Por:Mis.Mangualde