Templates by BIGtheme NET
Início » Cultura » Município de Gouveia homenageia Fernão Botto Machado em S. Bento

Município de Gouveia homenageia Fernão Botto Machado em S. Bento

O Município de Gouveia e a Assembleia da República inauguram no dia 15 de Abril pelas 12h30 no piso 0 do Palácio de S. Bento, a exposição Fernão Botto Machado: Vida e Obra, que estará patente no Palácio de S. Bento até ao dia 28 de Abril.
A iniciativa da autarquia gouveense insere-se nas atividades que assinalam os 40 anos do Poder Local, tendo como objetivo aproximar os órgãos do poder local com os do poder central e homenagear um dos grandes rostos da república, o gouveense Fernão Botto Machado.
Para além da inauguração da exposição a comitiva gouveense composta por membros da Assembleia Municipal e Presidentes de Junta, vai assistir ao debate plenário com o Primeiro-ministro agendado para sexta 15 de Abril pelas 10h00, visitar a casa do concelho de Gouveia e depositar uma coroa de flores no túmulo de Fernão Boto Machado em Lisboa.
Fernão Botto Machado nasceu em Gouveia a 20 de Julho de 1865, foi um cidadão ética e politicamente empenhado na causa republicana. Para além das causas sociais dos trabalhadores abraçou também a luta pela emancipação das mulheres, a instrução pública para todos e o direito dos animais. Desde muito cedo abraçou a causa socialista e republicana, tendo sido candidato socialista em 1903 e em 1910 pelo Partido Republicano, vindo a ser eleito para a Assembleia Constituinte nas eleições de 1911.
Participou nas ações revolucionárias da implantação da república em 5 de Outubro de 1910, teve como missão, pela Comissão de Resistência da Maçonaria, “sublevar” as cidades de Sacavém e Camarate. Ocupou diversos cargos políticos, mas a sua maior causa era a social, olhando com adoração pelas classes operárias, às quais dedicava maior parte dos seus trabalhos, chegando mesmo a ser chamada de anarquista, devido a sua forte ligação com as preocupações sociais da vida dos operários.
Depois da sua morte a 3 de Novembro de 1924, atualmente, o Jardim Fernão Botto Machado (Lisboa) e o Centro Escolar Republicano Fernão Botto Machado (fundado a 15 de Janeiro de 1906 em Lisboa), mantêm vivo o seu nome e, consequentemente, os ideais republicanos e progressistas que caracterizaram a vida deste nobre Republicano e Humanista, ilustre Gouveense e Português.

Por Mun: Gouveia

Publicidade...



 

Enviar Comentário