Início » Ambiente » Nelas-Comemorações do 25 de Abril – 50º Aniversário da “Revolução dos Cravos”

Nelas-Comemorações do 25 de Abril – 50º Aniversário da “Revolução dos Cravos”

Comemorações do 25 de Abril – 50º Aniversário da “Revolução dos Cravos” . Concelho de Nelas comemora e revive o 25 de Abril 1974
Para assinalar os 50 anos do 25 de Abril de 1974, o Município de Nelas promove, durante dois dias, um conjunto de iniciativas de índole institucional, cultural, recreativa e social que promovem a reflexão sobre os valores democráticos que unem a sociedade.

As comemorações têm início na quarta-feira, 24 de abril, pelas 10h15, no Auditório do Edifício Multiusos de Nelas, com a Assembleia Municipal Jovem, que conta com a presença dos alunos do 12º ano da disciplina de Ciências Políticas do Agrupamento de Escolas de Nelas e da turma do 10º A de Línguas e Humanidades do Agrupamento de Escolas Canas de Senhorim.

Subordinada ao tema “Viver Abril na Educação: Caminhos para uma Escola Plural e Participativa”. Uma excelente oportunidade para os jovens estudantes experienciarem o funcionamento e importância de uma Assembleia Municipal. E nesta especificamente debaterem questões sobre o papel da Escola como espaço democrático, que é fundamental na formação cívica dos alunos.

Logo depois tem lugar um momento Musical pela Academia Municipal de Artes de Nelas, em que o Corpo Docente apresenta um reportório composto por músicas que marcaram a Revolução dos Cravos.

No mesmo espaço, vai ser inaugurada a Exposição de Desenho “As Crianças do 25 de Abril”. Uma mostra de trabalhos de expressão plástica elaborados por cerca de 150 alunos do 4º ano dos Agrupamentos de Escolas do Concelho, que procuram testemunhar os valores da Liberdade e da Democracia Portuguesa.

À tarde, pelas 15h30, a Associação Cultural Ganso Manso, de Canas de Senhorim, pinta um Mural à Liberdade, junto ao Cineteatro Municipal de Nelas, um momento em que os valores da democracia e da igualdade ganham cor e vida pelas mãos de talentosos artistas, e ao qual se associa um momento musical por Jorge Justo, intitulado “A Liberdade Existe”.

Na quinta-feira, dia em que se comemora o Dia 25 de Abril, o programa inicia com o tradicional Hastear da Bandeira com Formatura dos Bombeiros de Canas de Senhorim, pelas 08h30, e Hastear da Bandeira com Formatura dos Bombeiros de Nelas, às 9h30, nos respetivos Quarteis. E pela primeira vez, na Praça do Município, o Município acolhe neste dia, as duas Formaturas, dos Bombeiros Voluntários de Nelas e dos Bombeiros Voluntários de Nelas, às 10h00. Seguidamente atua o Rancho Folclórico de Vilar Seco.

A Sessão Comemorativa 50 Anos do 25 de Abril da Assembleia Municipal de Nelas está agendada para as 10h30, no Auditório do Edifício Multiusos de Nelas, onde os diferentes grupos parlamentares são convidados também a intervir, perpetuando-se assim os valores da liberdade e democracia.

A tarde é marcada por vários momentos musicais com as Arruadas das Bandas Filarmónicas do Concelho. Assim, no Folhadal pelas 15h30, arrua a Sociedade Musical 2 de Fevereiro de Santar, e simultaneamente, na Lapa do Lobo, às 15h30, a arruada está a cargo da Sociedade Musical Sto. António de Carvalhal Redondo. Por sua vez, em Canas de Senhorim, a arruada da Associação Filarmónica de Vilar Seco tem início pelas 16h00, seguida da Inauguração da Avenida dos Ex-Trabalhadores dos Fornos Elétricos, uma merecida homenagem aos antigos trabalhadores desta importante unidade fabril, que representa um marco no desenvolvimento económico concelhio.

A encerrar o Dia da Liberdade, destaque para a cultura, com um Concerto Comemorativo do Cinquentenário do 25 de Abril de 1974, denominado “50 Anos do 25 de Abril”, pelo Grupo Coimbra Vocal, com as Ensaiadoras Isilda Margarida e Carla Pais, no Auditório do Edifício Multiusos de Nelas, pelas 18h00.

 

Publicidade...