Templates by BIGtheme NET
Início » Ambiente » “O cantinho da memória”inaugurado no AEFA

“O cantinho da memória”inaugurado no AEFA

No âmbito da atividade Jornada Memória & Esperança teve lugar na Escola Secundária de Fornos de Algodres para a inauguração do espaço “O cantinho da memória”. Marcaram presença pais/encarregados de educação, assistentes técnicos e operacionais , Manuel Fonseca, presidente da Câmara, e Alexandre Lote, vice – presidente do Município Fornense, que entregaram o voto de Louvor ao Agrupamento de Escolas de Fornos de Algodres ao diretor Marco Fernandes.

Neste espaço todos deixaram uma mensagem de esperança ligado ao tema: “E depois da pandemia: o que não queremos; o que desejamos.”

Por sua vez, Marco Fernandes referiu que: “Estamos hoje reunidos aqui, nesta Jornada Memória & Esperança, iniciativa nacional a que nos associamos, para prestar a nossa homenagem a quantos, na nossa comunidade, foram vítimas da Covid 19. Os dados mais recentes indicam que no Mundo cerca de 240 milhões de pessoas foram infetadas e 5 milhões perderam a vida.
Hoje, pretendemos homenagear não todos os que morreram, e que permanecerão na nossa memória, mas também todos aqueles que, de algum modo, ajudaram a ultrapassar as dificuldades que sentimos.

E é neste espaço a que chamámos de “O cantinho da Memória” que queremos registar a nossa lembrança que é, ao mesmo tempo, um tributo à esperança e à vida.
Neste banco nos poderemos sentar todos para repousar ou conversar, neste mural deixamos os nossos pensamentos. Plantaremos, também, uma árvore, símbolo maior
do futuro e da esperança. Ao vê-la crescer, tal como a todos os jovens que pela nossa escola passam, passaram e passarão, teremos certeza de que estamos a erguer o futuro
mais solidário e alicerçado na vontade de sermos sempre melhores.

Nesta ocasião, e porque acreditamos que a esperança vive a par do desejo de paz, escolhemos ouvir um poema do Prémio Nobel da Paz, Ghandi e uma canção que é um
apelo à revolução que só a justiça e a solidariedade podem garantir: “Imagine” dos The Beatles.

E para terminar, deixo as palavras atribuídas a Charlie Chaplin:


“Cada pessoa que passa na nossa vida passa sozinha e não nos deixa sós porque deixa um pouco de si e leva um pouco de nós.

 

Publicidade...