Com esta modernização, na linha da Beira Alta que vai ficar apta à circulação de comboios de mercadorias até 750 metros e ficará equipada com o sistema de sinalização europeu ERTMS. Isto traduz-se numa quase duplicação da capacidade de transporte de mercadorias por esta linha.
O Vice-Presidente da Infraestruturas de Portugal (IP), Carlos Fernandes, esteve em Mangualde a propósito das obras de requalificação e modernização da linha ferroviária da Beira Alta, que representam um investimento de mais de 500 milhões de euros e que ficarão concluídas até 2023.
Esta visita incluiu uma reunião de trabalho entre a equipa da IP, o Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, Marco Almeida, e o Vice-Presidente, João Cruz, onde foram abordadas questões locais face às obras que já decorrem na ferrovia no concelho de Mangualde. Após a reunião realizou-se uma visita à obra.
Marco Almeida destacou que “este é um investimento fulcral para o concelho de Mangualde, pois reforça o posicionamento do território e promove mobilidade territorial. Com este investimento e melhoria das condições da circulação ferroviária ganha toda a região, ganha o interior do país”.