A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões promove colóquio “Educação para a Cidadania na Década 20/30: Caminhos e Desafios” .
Este evento, dedicado a professores, surge no âmbito da 10.ª edição do projeto educativo Wanted – Escolas Empreendedoras Viseu Dão Lafões e terá lugar, nos próximos dias 26 de março e 02 de abril, no Auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viseu (IPV).
A Educação, centrada sobretudo na Escola, continua a lidar com grandes desafios e, embora os tenha ampliado, o Séc. XXI procura, cada vez mais, dar respostas eficazes e sustentáveis. Neste contexto, com esta iniciativa, a CIM Viseu Dão Lafões pretende promover vários momentos de partilha e pensamento crítico sobre a importância das escolas enquanto laboratórios de inovação, criatividade e espírito empreendedor.
O objetivo deste evento, desenvolvido em torno de 6 painéis e 7 workshops, é melhorar as condições para que as escolas se tornem espaços de transformação de alunos e professores na promoção de um mundo mais inovador, flexível, harmonioso e ousado.
Assim, no dia 26 de março, terão lugar os painéis “Educação para a Cidadania em Sala de aula: Desafio de hoje e compromissos com o futuro”; “Educar para a saúde: o impacto do confina(mente) e agora?”; “Como a inovação Social pode apoiar a Cidadania nas Escolas”; “Empreendedores: Mais do que o sucesso, o sentimento de retribuir à comunidade”.
Já, no dia 02 de abril terão lugar os painéis “Como fomentar a participação cívica nos mais jovens”; “Programas e iniciativas educativas reconhecidas do país, agora alinhados com os ODS’s”, bem como os Workshops de “Desenvolvimento de dinâmicas e atividades pedagógicas”.
De acordo com o Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, “Com este colóquio a CIM pretende dinamizar um debate profundo sobre a educação enquanto ferramenta estratégica para a promoção de uma nova cidadania. Uma cidadania cada vez mais inovadora e muito atenta a questões de âmbito social, capaz de fomentar a uma participação cívica e inclusiva relativamente aos grandes temas da atualidade, sejam eles o desenvolvimento sustentável, o empreendedorismo social, a educação ambiental ou a igualdade de género e os direitos humanos, entre outros temas”.
Na sua 10ª edição, o projeto Wanted – Escolas Empreendedoras mantém-se fiel ao seu objetivo de construir as escolas do futuro, potenciando o desenvolvimento competências pessoais e sociais inerentes a um perfil empreendedor, entre os alunos e os docentes de Viseu Dão Lafões.