No âmbito do projeto Reflorestar Pinhel, iniciado em outubro de 2017, o Município de Pinhel e o Agrupamento de Escolas de Pinhel procederam esta manhã à plantação de algumas centenas de sobreiros num terreno situado na localidade de Bogalhal, freguesia de Valbom / Bogalhal.
A iniciativa, concretizada neste Dia Nacional da Agricultura, contou com a participação de Rui Ventura, Presidente da Câmara Municipal e de José Vaz, Diretor do Agrupamento de Escolas, além de professores e alunos do Agrupamento de Escolas de Pinhel, funcionários autárquicos, elementos da GNR de Pinhel e dos Bombeiros Voluntários Pinhelenses, assim como da Fórum Estudantes, entidade que colaborou através da oferta de árvores e de um kit composto por uma t-shirt e um crachá explicativo.
Ao todo, cerca de 850 participantes nesta grande ação de reflorestação que ficou registada numa placa onde constam os nomes de todos os alunos, desde o pré-escolar até ao secundário.
O projeto Reflorestar Pinhel surgiu de uma proposta apresentada pelo grupo de Biologia do Agrupamento de Escolas de Pinhel, no início do ano letivo em curso. Tendo em conta que urgia minimizar os impactos negativos dos incêndios que em 2017 afetaram o concelho, a autarquia pinhelense associou-se a esta iniciativa desde a primeira hora, tendo dado todo o apoio necessário, desde a fase da apanha das bolotas à preparação do terreno que vai acolher as plantas que entretanto estiveram a crescer na Estufa Municipal.
Isso mesmo lembrou hoje o Presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Rui Ventura, mostrando-se muito satisfeito por ver os jovens pinhelenses a participar ativamente nesta iniciativa.
Por:MP