Templates by BIGtheme NET
Início » Ambiente » Programa Contrato Local de Desenvolvimento Social de 4ª geração iniciou atividade em Nelas

Programa Contrato Local de Desenvolvimento Social de 4ª geração iniciou atividade em Nelas

O CLDS-Contrato Local de Desenvolvimento Social “Nelas 4 You“ iniciou recentemente a sua atividade realizando uma sessão de divulgação da ação, “O meu projeto.com”, direcionada a pessoas desempregadas, que prevê a criação de um serviço de atendimento e acompanhamento personalizado e qualificado, de modo a garantir que os destinatários satisfaçam as suas pretensões, baseado na promoção da inserção profissional e na procura ativa de emprego.

Nesta sessão esteve presente Borges da Silva, o Presidente do Município que acolheu e apresentou a equipa e o projeto, assim como o representante da entidade Coordenadora, o Centro Paroquial de Nelas. O Programa Contrato Local de Desenvolvimento Social de 4ª geração (CLDS-4G) é um instrumento de combate à exclusão social e tem como finalidade promover a inclusão social de grupos populacionais mais frágeis, através de uma intervenção de proximidade, com ações integradas de diversos agentes e recursos localmente disponíveis.

As atividades promovidas pelo CLDS-4G, são de cariz gratuito para os beneficiários e integram 4 eixos de intervenção, que abarcam entre si um conjunto de atividades:
Eixo 1- Emprego, Formação e Qualificação;
Eixo 2- Intervenção familiar e parental, preventiva da pobreza infantil;
Eixo 3- Promoção do envelhecimento ativo e apoio à população idosa;
Eixo 4- Auxílio e intervenção emergencial às populações inseridas em territórios afetados por calamidades e/ou capacitação e desenvolvimento comunitário.

O CLDS Nelas 4 You tem como objetivos:
Aumentar os níveis de coesão social;
Combater a pobreza infantil;
Promover a mudança na situação de pessoas que evidenciem maior fragilidade;
Potenciar o trabalho em rede;
Promover o envelhecimento ativo;
Fortalecer a ligação entre as intervenções a desenvolver e os diferentes instrumentos existentes a nível municipal.

O Centro Paroquial de Nelas é a Entidade Local Coordenadora das Ações a desenvolver e tem como parceiro a Câmara Municipal, financiando este projeto o Instituto da Segurança Social e a Autoridade de Gestão através do fundo comunitário POISE.

A candidatura foi aprovada e é financiada com apoio a 100%, com um valor de 533 741, 90€.

A equipa técnica do CLDS “Nelas 4 You”, recrutada pela entidade coordenadora local Centro Paroquial de Nelas é constituída pelas psicólogas Mariana Araújo e Carina Santos, pela licenciada em Ciências da Educação Andrea Ferreira e pelo economista Henrique Liberato , sendo coordenada esta equipa pela socióloga Susana Lopes indicada pela Câmara Municipal.

O Programa tem a duração de 36 meses e desenvolverá ações nos eixos acima identificados em todas as comunidades e freguesias , complementando toda a atividade já desenvolvida por diversas entidades, como as IPSS ou a CPCJ ou a própria Câmara Municipal, reforço oportuno num tempo de recuperação das dificuldades, em termos sociais transversais, trazidas pela pandemia.

Foto:Mun.Nelas

Publicidade...



 

Enviar Comentário