Templates by BIGtheme NET
Início » Desporto » Raid TT Vinhos da Beira Interior animou gentes pinhelenses

Raid TT Vinhos da Beira Interior animou gentes pinhelenses

Vinhos, sabores e todo terreno em Pinhel

 O Raid TT Vinhos da Beira Interior regressou a tempo de se juntar à Feira Vinhos & Sabores e celebrar com Pinhel, Cidade do Vinho 2020/22, um fim de semana de aventura, descoberta e néctares da região.

As melhores unidades hoteleiras da região de Pinhel encheram para receber a comitiva de participantes do Raid TT Vinhos da Beira Interior. Os vibrantes tons de outono da região completaram o cenário perfeito para três dias de convívio e aventura fora de estrada pelos trilhos da região.

O Clube Escape Livre fez a receção no Salão dos Vinhos da Feira Vinhos e Sabores, que abriu portas à comitiva para uma visita descontraída, provas de vinho e um jantar com os pratos das 7 Maravilhas da Gastronomia. No final, Rui Ventura, Presidente da Câmara de Pinhel aproveitou para dar as boas-vindas a todos, abrindo as portas de Pinhel a estes visitantes como se fossem parte da família beirã. Um ambiente perfeito para unificar espíritos e preparar os dias de todo terreno que se seguiriam.

Sábado amanheceu solarengo e a foi às portas da Adega Cooperativa de Pinhel que os veículos 4×4 e SUV 4×4 de várias marcas, liderados pelos 4×4 Toyota, veículo oficial desta edição, arrancaram para o primeiro dia de passeio. As belas paisagens da Beira Interior esperavam pelos aventureiros. Cada trilho levaria a uma nova descoberta, juntando mais uma peça do puzzle que faz desta região uma das mais belas e ricas do país.

A parte da manhã reservava a descida à Praia Fluvial do Rio Côa em Vale Madeira para uma travessia de um pontão submerso. E, depois, passagem por Cinco Vilas para as habituais farturas antes de regressar a Pinhel.

A Quinta da Cheínha já aguardava a caravana para um almoço recheado de iguarias da região. Uma paragem obrigatória para retemperar forças para os quilómetros que se seguiriam e que nos iriam levar a uma visita à Pedreira Granitos de Pinhel. Tempo depois para atravessar a Barragem de Bouça Cova e, finalmente, a chegada a Penhaforte para um tradicional magusto beirão, cortesia da Junta de Freguesia do Lamegal.

 

De volta a Pinhel e de volta ao Salão dos Vinhos, tempo para mais um jantar especial com excelente carne jarmelista no espaço da ACRIGUARDA, associação de produtores, e nova prova dos néctares da Beira Interior.

Domingo ficou reservado para pôr à prova as máquinas todo terreno na subida de um corta-fogo, antes da passagem pelo miradouro de S. Pedro e pelo Palacete e Igreja de St. Eufémia. Já de volta a Pinhel e antes do almoço de encerramento, tempo para percorrer o “Caminho da Ronda”, num animado passeio pelas Muralhas do Castelo de Pinhel, pela história da cidade e pelas memórias de um passado orgulhoso.

 

Rui Ventura, Presidente da Câmara de Pinhel sublinha que: “O Escape Livre é um Clube que tem dado muito ao território, ao país também, mas essencialmente ao território e a Câmara Municipal de Pinhel tem várias iniciativas ao longo do ano em parceria e vamos ter novidades, grandes novidades para 2023 e que serão preparadas ao longo do próximo ano.” Acrescentando: “Esta é uma iniciativa que está consolidada e que nos dá muito prazer em fazer porque não há nada melhor que as pessoas visitarem a Feira dos Vinhos e Sabores e depois conhecer o território onde tudo acontece”.

Para Luisa Máximo do Departamento de Comunicação e Marketing da Toyota Caetano Portugal: “A qualidade organizativa do Escape Livre é uma mais-valia para os seus parceiros e o envolvimento da Toyota com os seus modelos de tração integral permite estar mais junto dos nossos clientes que, como aqui observámos, continuam a utilizar vários dos modelos Toyota para participar nestes passeios fora de estrada.”

Para Luís Celínio, Presidente do Escape Livre “é simbólico encerrar o ano com um passeio numa região que nos é tão cara e que, como nós, se empenha diariamente na promoção do território e das suas muitas maravilhas. Fazê-lo com o apoio da Toyota e de todos os patrocinadores que nos apoiam, só o torna ainda mais especial.”

A entrega dos troféus SPAL marcou o final da última aventura do calendário de 2021 do Escape Livre. Mas, com um 2022 recheado de novidades, está tudo a postos para receber novos aventureiros, descobrir novos trilhos e continuar esta viagem pelo melhor que Portugal e a Beira Interior têm para oferecer.

Generosidade e solidariedade…

Este passeio ficou ainda marcado por uma descoberta triste que, com a ajuda de todos, se transformou num grande ato de generosidade. Numa das etapas do passeio, a equipa do Escape Livre encontrou uma caixa com uma ninhada de cachorrinhos recém nascidos abandonados ao frio. Foram imediatamente recolhidos pela organização para serem entregues aos cuidados da Casota – Associação Guardense de Proteção Animal. Mas, porque estas instituições dependem dos donativos e da ajuda de todos, foi ainda possível recolher um donativo de mais de 1000€, graças à generosidade dos participantes do passeio, da Toyota e do Escape Livre. E, a cereja no topo do bolo, um dos cachorros foi imediatamente adotado por uma das equipas participantes. Um ato de generosidade que serve de inspiração a todos.

 

Publicidade...