A União das Misericórdias Portuguesas (UMP) vai assinalar o 20º aniversário do Centro de Apoio a Deficientes de Santo Estêvão (CSE), em Viseu, no próximo dia 24 de novembro de 2021, a partir das 14h.
Vai marcar presença do Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, e do Presidente da UMP, Manuel de Lemos, a cerimónia pretende também homenagear os colaboradores do CSE, que todos os dias trabalham em prol da qualidade de vida, educação, saúde e reabilitação dos seus utentes, pessoas com multideficiências, bem como o Padre Virgílio Lopes, fundador do CSE, com a atribuição de topónimo à rua de acesso ao Centro.
Fundado em novembro de 2001, o CSE é um equipamento social da UMP dedicado a pessoas portadoras de deficiência, que disponibiliza um lar residencial para 72 utentes e um centro de atividades ocupacionais para 30. Os utentes do CSE são jovens e adultos de ambos os sexos, de idades compreendidas entre os 18 e 50 anos, que se encontrem impedidos, temporária ou definitivamente, de residir no seu meio familiar habitual.
Com certificação de qualidade de acordo com o modelo internacional EQUASS, o CSE assenta a sua atividade na criação de condições de integração sociofamiliar, na contribuição para a valorização da pessoa com deficiência, na garantia de cuidados básicos para uma melhor qualidade de vida, na estimulação das capacidades e aptidões, na promoção da autonomia e no desenvolvimento de atividades lúdicas, psicoterapêuticas, socioculturais e de reabilitação entre os seus utentes.