Início » centro » Secretário de Estado da Administração e Inovação Educativa visita futuro CTE de Informática em Mangualde

Secretário de Estado da Administração e Inovação Educativa visita futuro CTE de Informática em Mangualde

O Secretário de Estado da Administração e Inovação Educativa, Pedro Cunha, entre outras entidades, irá visitar, na próxima quinta-feira, 27 de junho, às 10h45, o Centro Tecnológico Especializado (CTE) de Informática, que está a ser instalado na Escola Secundária Felismina Alcântara do Agrupamento de Escolas de Mangualde. Trata-se de um investimento de cerca de 600 mil euros, financiados por fundos da União Europeia, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência ( PRR – Recuperar Portugal).

Esta visita insere-se nas IV Jornadas da Academi@STEM de Mangualde, que irão decorrer ao longo dos próximos dias 27 ( Mangualde) e 28 de junho (Aveiro), cujo programa poderá ser consultado neste link Programa das IV Jornadas da Academi@ STEM.

A sessão de abertura das jornadas , marcada para as 9h30, no salão Nobre da Câmara Municipal de Mangualde, estará a cargo do presidente da Câmara de Mangualde, Marco Almeida

De seguida, o vereador com o pelouro da Educação, Rui Costa, e o diretor do Agrupamento de Escolas de Mangualde, Joaquim Loureiro, irão fazer o balanço de seis anos de atividade da Academi@STEM, cujo trabalho tem sido distinguido a nível Europeu.

Outro dos pontos altos destas jornadas está marcado para as 10h00 (dia 27), altura em que serão assinados acordos de colaboração com empresas da região, aumentando para vinte, o número de parceiros com os quais poderão ser realizadas atividades STEM, no âmbito do contexto curricular. Será também alargada equipa de embaixadores de Academi@ STEM.

Ao longo destas jornadas, que irá juntar vários elementos do tecido empresariais, será dinamizada, nomeadamente na empresa Patinter*, uma atividade STEM, “A viagem de um camionista”, que irá permitir demonstrar o modelo de aprendizagem praticado, em articulação com um dos parceiros do tecido empresarial.

A Academi@STEM de Mangualde, a primeira do país a receber o selo “STEM School Label Expert”, usa metodologias ativas, ou seja, os alunos fazem as aprendizagens a partir de atividades práticas, de forma interdisciplinar e colaborativa, com recurso a tecnologia. Este modelo de ensino tem como parceiros outras instituições de ensino, tal como a Universidade Católica Portuguesa, e o envolvimento de empresas locais.

fonte:MM

Publicidade...