Templates by BIGtheme NET
Início » Cultura » Sessão de esclarecimento sobre alcoolismo dirigida a alunos em Fornos

Sessão de esclarecimento sobre alcoolismo dirigida a alunos em Fornos

IMG_7680 Perante uma iniciativa da Câmara Municipal de Fornos de Algodres, o Presidente do CARG – Centro de Alcoólicos Recuperados da Guarda, Sr. Carlos Brito, e a sua equipa (Dra. Joselina e duas doentes em tratamento) dinamizaram no passado dia 12, do corrente mês uma sessão de esclarecimento sobre alcoolismo, dirigida a alunos que frequentam o 9º ano de escolaridade, no Agrupamento de Escolas de Fornos de Algodres.

A iniciativa contou com a participação de cerca 40 alunos que, durante quase duas horas escutaram atentamente o impressionante testemunho de quem viveu de perto o pesadelo da doença alcoólica e se mantém abstinente há 36 anos, continuando a  alimentar nos outros, a esperança de que é possível vencer e libertar-se das teias do álcool.

De diversas maneiras o Sr. Carlos Brito demonstrou aos participantes que o “álcool é um SOLVENTE espetacular, que dissolve:

– familiasIMG_7684-1030x773

– casamentos

– amizades

– empregos

– contas bancárias

– neurónios

– mas não…

PROBLEMAS!”

E foi de problemas que também nos falaram duas jovens que se encontram em tratamento da doença alcoólica, assumindo corajosamente perante o publico juvenil a convicção de que “toda a conquista começa com a decisão de tentar”.

Sendo uma doença antiga, o alcoolismo é cada vez mais visível nos nossos dias, em particular junto das camadas jovens… As estatísticas mais recentes revelam que mais de 60% dos jovens com idades compreendidas entre os 12 e os 16 anos e, mais de 70%, acima dos 16 anos, consomem regularmente bebidas alcoólicas, assistindo-se a uma alcoolização cada vez mais precoce. Jovens e crianças começam desde cedo a aprender a valorizar, à imagem e semelhança dos adultos que os rodeiam, os atributos das bebidas alcoólicas, tornando-se eles próprios, protagonistas ativos da continuidade dos hábitos e da manutenção do ciclo da alcoolização que alguns minimizam mas que ninguém consegue ignorar.

Fundador do CARG, o Sr. CARLOS BRITO é uma REFERÊNCIA para muitos e, de modo muito especial, para inúmeros doentes alcoólicos recuperados e suas famílias, desenvolvendo há mais de três décadas um trabalho de excelência no âmbito da prevenção do alcoolismo e dos problemas ligados ao álcool.

Por:Mun.FA

Publicidade...



 

Enviar Comentário