De 20 a 24 de setembro, o Vaivém Oceanário (projeto do Oceanário de Lisboa) vai estar “ancorado” no Largo dos Combatentes, em Pinhel, numa iniciativa aberta à Comunidade Escolar, às Instituições Particulares de Solidariedade Social e ao público em geral.
Tal como as ondas e as marés vão e vêm, também o Oceanário de Lisboa tem um projeto de itinerância que o leva a navegar por todo o país, divulgando a sua missão, oferecendo experiências educativas e levando a boa nova a bom porto: com a ajuda de todos é possível ajudar a preservar a natureza.
Em Pinhel, a iniciativa decorre de 20 a 24 de setembro, com sessões de Educação Ambiental dirigidas à comunidade escolar, bem como um Workshop para Professores e Educadores (dia 22 de setembro, às 17.30h).
Além disso, o Vaivém vai receber a visita das IPSS do concelho, estando o último dia reservado para o público em geral que também queira associar-se e visitar o Vaivém Oceanário (dia 24 de setembro, das 10.00h às 13.00h e das 14.30h às 17.30h).
Caracterização das Sessões:
As sessões são divididas em duas partes: uma atividade a realizar dentro da sala do Vaivém, e jogos e atividades a realizar na tenda ao lado deste. A abordagem dos temas é sempre adequada e adaptada ao grupo presente e respetiva faixa etária.
Estas sessões incluem Educador Marinho a bordo, exploração do tema e atividades lúdico-pedagógicas, material educativo para professores e educadores.
Tema das sessões de Educação Ambiental:
Profissões dos Oceanos – O Oceanário de Lisboa convida os professores, os alunos e o público em geral, a conhecerem as profissões relacionadas com os Oceanos.
Uma oportunidade única para vestir a pele de diferentes profissionais do mar, como mergulhadores, biólogos, veterinários, investigadores polares e até advogados do mar. A descoberta de tarefas, curiosidades e rotinas destas profissões vão tornar esta experiência a mais original de sempre!
Workshop para Professores e Educadores:
(22 de setembro, 17.30h)
Portugal é mar – O mapa de Portugal que conhecemos mostra o território terrestre e o território marítimo que se estende até ao limite da Zona Económica Exclusiva. A proposta de extensão da Plataforma Continental revela uma nova dimensão do território que integra o leito e o subsolo do mar além das 200 milhas náuticas. O novo mapa de Portugal apresenta um dos maiores países do mundo, com um território marítimo 40 vezes superior ao terrestre.
Os conteúdos desenvolvidos têm o objetivo de consciencializar para todo o potencial do mar português e alertar para a necessidade de conservação do meio marinho, através de um conjunto de atividades que poderão ser exploradas em diferentes áreas curriculares, desde o ensino pré-escolar ao secundário.
Por: Mun.Pinhel