Templates by BIGtheme NET
Início » Ambiente » Folgosinho acolhe Festa da Castanha – Sabores de Montanha

Folgosinho acolhe Festa da Castanha – Sabores de Montanha

A Festa da Castanha – Sabores de Montanha, irá realizar-se nos dias 05, 06 e 07 de novembro, na aldeia de montanha de Folgosinho, inserida no âmbito do plano de animação da Rede de Aldeias de Montanha.

Folgosinho será, durante três dias, o cenário desta grande festa de outono, realizada em torno da castanha, produto endógeno de relevância no território, associado à experiência gastronómica de aldeia.

As ruas de Folgosinho serão decoradas com os motivos da época e instalações feitas com objetos tradicionais e identitários da região, nomeadamente aquelas que ligam o Adro de Viriato, praça central da aldeia e local habitual de encontro das suas gentes, à Avenida do Emigrante, local onde se irá realizar esta edição das Festa da Castanha,

A Festa da Castanha – Sabores de montanha trata-se de um certame gastronómico realizado em torno da castanha, com venda direta de castanha e de outros produtos gastronómicos que têm a castanha como ingrediente. Conta também com outras atividades ligadas à gastronomia, como realização de magustos comunitários, experiências gastronómicas de montanha proporcionadas pela restauração local, showcookings, oficinas gastronómicas e um concurso de doçaria.

Irá também proporcionar outras experiências de conhecimento e atividades realizadas em torno das temáticas de montanha, como saídas de campo, workshops, seminários, plantações e atividades desportivas.

Contará ainda com animação e espetáculos musicais promovidos por coletividades locais e uma exposição etnográfica promovida pelo Rancho Folclórico Cancioneiro de Folgosinho.

A Festa da Castanha – Sabores de Montanha irá assumir também um cunho ambiental e sustentável, condicionando o uso de plástico e privilegiando a reutilização e utilização de materiais biodegradáveis.

O evento é organizado pela ADIRAM – Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede das Aldeias de Montanha, pelo Município de Gouveia e pela Junta de Freguesia de Folgosinho, contando com o apoio de outras entidades locais como a Associação de Baldios de Folgosinho, a Folgonatur, a Associação Lar de Folgosinho, a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Folgosinho, o Rancho Folclórico Cancioneiro de Folgosinho, o Grupo de Concertinas de Folgosinho (Harmonia Divertida – Associação), a Comissão de Festas em Honra da Nossa Senhora do Socorro 2022, o Clube de Caça e Pesca de Folgosinho e a Associação Cultural e Recreativa da Casa do Povo de Folgosinho.

Os interessados em participar nesta iniciativa e comercializar a castanha, deverão inscrever-se através do preenchimento da ficha de inscrição, que deverá ser entregue até ao próximo dia 02 de novembro, por email: turismo@cm-gouveia.pt; através de entrega presencial ou por correio: Posto de Turismo de Gouveia | Jardim da Ribeira | 6290-518 Gouveia

Publicidade...