Início » 2018 » Janeiro

Arquivos Mensais: Janeiro 2018

“Serra A Fundo” organiza 9º Passeio de Veículos Clássicos”em Gouveia

A Secção de Desportos Motorizados da AssociaSãoJulião – Clube “Serra A Fundo”, faz jus à tradição e realiza o seu “9º Passeio de Veículos Clássicos”em Gouveia.

Evento que atraí amantes do automobilismo das mais variadas zonas do país. Este ano não pretende fugir aos seus genes e promete continuar a agradar a todos que nele participam e aproveitam para conhecer e saborear o que a nossa região tem de melhor.
Faça a sua inscrição através dos seguintes contactos:
serra.fundo@gmail.com
965 540 815
963 003 800
965 117 259

Novas plantações de macieiras no Seminário S.José em Fornos de Algodres

Pomares renascem

Teve início na manhã desta terça-feira a plantação de macieiras novamente nos terrenos do Seminário S.José de Fornos de Algodres.
Para plantar a primeira árvore esteve presente o Bispo da Diocese de Viseu, D.Ilidio Leandro, juntamente com a Foral Cooperativa, Padres da Diocese e os colaboradores que vão preparando os terrenos.

Um cerimónia simples mas com bastante significado, uma vez que D.Ilidio está de saída como é do domínio público, para ele um significado especial por ver estes terrenos novamente com vida.

Por:Sofia Pacheco

Luis Represas em Mangualde no “Sextas da Lua”

23 de fevereiro

A próxima edição do “Sextas da Lua” será protagonizada por Luís Represas. O concerto, agendado para as 21h30 do dia 23 de fevereiro, terá lugar no Complexo Paroquial de Mangualde.

Luís Represas fundou, em 1976, a banda Trovante, juntamente com João Gil, João Nuno Represas, Manuel Faria e Artur Costa, um grupo que se viria a revelar um dos mais influentes da música popular portuguesa. Em 1992, os Trovante separam-se e Luís Represas inicia a sua carreira a solo. Também a solo o artista tem conquistado muitos sucessos musicais e continua a ser seguido por muitos fãs.

Os bilhetes têm um custo de 10 euros e encontram-se à venda na Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, na Papelaria Adrião, no Complexo Paroquial de Mangualde e em Bol – Bilheteira Online.

Por:MM

Ocorrências em Trancoso e Fornos de Algodres

O Comando Territorial da Guarda, através do Posto Territorial de Fornos de Algodres, no dia 26 de janeiro, na localidade de Figueiró da Granja, deteve um homem por furto de combustível.

A GNR foi alertada para uma situação de furto combustível, tendo os militares de imediato se deslocado ao local, onde detiveram um homem de 25 anos. Apurou-se ainda que também estariam envolvidos no furto mais dois indivíduos, um homem e uma mulher, os quais se colocaram em fuga, entregando-se mais tarde no posto.

No seguimento das diligências efetuadas pelo Núcleo de Investigação Criminal de Gouveia foi apreendido material resultante de vários furtos, designadamente:

·         Duas viaturas;

·         Cerca de 70 litros de combustível;

·         Três baterias;

·         Diversos utensílios relacionados com os furtos.

Os suspeitos foram constituídos arguidos, todos com antecedentes criminais por furto, ficado sujeitos à medida de coação de termo de identidade e residência.

O Comando Territorial da Guarda, através da Equipa de Intervenção Fiscal do Destacamento de Intervenção da Guarda, no dia 26 de janeiro, apreendeu relógios contrafeitos, na localidade de Trancoso.

No decorrer da fiscalização a um estabelecimento comercial, os militares apreenderam 31 relógios contrafeitos que estavam à venda ao público. O proprietário de 51 anos foi identificado e elaborado um auto de notícia contra a propriedade industrial.

Fonte:GNR

Videmonte – Ação de sensibilização e fiscalização ao exercício da caça

O Comando Territorial da Guarda, através do Núcleo de Proteção Ambiental da Guarda, no dia 27 de janeiro, em Videmonte, realizou uma ação de sensibilização e posterior fiscalização no âmbito das regras de segurança no exercício da caça e respetiva legislação.

No âmbito da realização de uma montaria, a GNR efetuou uma ação de sensibilização, estando presentes 120 caçadores,  seguindo-se uma ação de fiscalização, que resultou na apreensão de uma caçadeira e na elaboração do competente auto de contraordenação, por a arma não ser transportada com o respetivo cadeado no gatilho.

Fonte:GNR

foto:DR

Agenda cinematográfica de Pinhel em fevereiro

Aqui deixamos a programação de cinema agendada para o mês de fevereiro,  exibidos os filmes, no Cineteatro São Luís, em Pinhel, nos seguintes dias e horários:

2 e 4 de fevereiro, 21.30h
The Commuter – O Passageiro
(Thriller / Drama – M14)

9 e 11 de fevereiro, 21.30h
The Post
(Drama / Biografia – M12)

16 e 18 de fevereiro
Patrulha de Gnomos (Versão Portuguesa)
(Animação – M6)
sexta-feira, dia 16, 21.30h
domingo, dia 18, 16.00h e 21.30h

23 e 25 de fevereiro, 21.30h
As Cinquenta Sombras Livres
(Drama / Thriller – M16)

Alunos do 1ºciclo foram ao Cinema em Fornos de Algodres

O Centro Cultural Dr. António Menano recebeu na passada sexta-feira, durante a tardem uma extensão do CINE ECO | SEIA, FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA AMBIENTAL DA SERRA DA ESTRELA, através do visionamento das Curtinhas Infantis CINE ECO, para os alunos do 1° ciclo do Agrupamento de Escolas de Fornos de Algodres.
Esta uma iniciativa do Município de Fornos de Algodres que teve como objetivo sensibilizar a comunidade estudantil para os atuais problemas da falta de água, projetando curtas-metragens com diferentes abordagens sobre o tema.

Por:Mun.FA

Combate à pobreza e exclusão social pelo Conselho Local de Ação Social

Realizou-se na passada terça-feira, dia 23, a reunião descentralizada do Conselho Local de Ação Social de Mangualde (CLASM). O encontro, que decorreu na sede do Estrela Mondego Futebol Clube, em Abrunhosa-a-Velha, contou com a presença de Maria José Coelho, Vereadora do Município de Mangualde e Presidente do CLASM, dos parceiros membros do CLASM e dos Presidente e Tesoureiro da Junta de Freguesia de Abrunhosa-a-Velha.

Este encontro, que decorreu na sequência da descentralização encetada anteriormente, teve como objetivo aproximar os parceiros das realidades locais, avaliar as potencialidades e as dificuldades do território, tendo em atenção a demografia, o envelhecimento, a baixa natalidade e os seus recursos. Teve ainda como objetivo dar a conhecer as respostas sociais integradas que ajudam a minimizar a pobreza e exclusão social, potenciando a coesão.

A reunião do CLASM teve como ordem de trabalhos a eleição dos membros do Núcleo Executivo para 2018/2020, onde foi aprovada, por unanimidade, a sua constituição: Câmara Municipal de Mangualde, ISS –  Serviço Local de Mangualde, Centro Paroquial da Cunha Baixa, Unidade de Cuidados na Comunidade, Associação Empresarial de Mangualde, Junta de Freguesia de Mangualde e Agrupamento de Escolas de Mangualde. Foi também apresentado o relatório de atividades do projeto CLDS3G Mangualde, decorrente da Lei, e o relatório anual de 2017 da Entidade Coordenadora Local de Parceria, Obra Social Beatriz Pais, apresentado igualmente pela equipa do CLDS 3G.

Por:MM

AF Guarda – Resultados da 2ºdistrital – jornada 8

Celoricense lidera isolado

Disputou-se mais uma ronda com os dois da frente a encontrarem-se novamente depois da Taça, desta vez  o equilíbrio foi maior e resultou na igualdade a quatro bolas.

Ainda assim pode concluir-se que foi mais proveitoso para a turma celoricense que mantém a mesma distância para o Vilar Formoso e deste modo, continua invicto.

Jornada 8

F C. Pala- Os Castelos 2-0

Freixo de Numão-  Casal Cinza 0-0

Paços da Serra- Foz Côa 1-1

SC Vilar Formoso- Celoricense 4-4

1 Spg. C. Celoricense 22 8 7 1 0 30 10 20
2 SC Vilar Formoso 15 8 4 3 1 15 12 3
3 G.D. Foz Côa 11 8 2 5 1 16 10 6
4 Futebol C. de Pala 11 8 3 2 3 12 16 -4
5 Freixo de Numão 10 8 2 4 2 7 7 0
6 Spg.C. Paços da Serra 7 8 2 1 5 16 14 2
7 A.D.C. Castelos 6 8 1 3 4 6 15 -9
8 G. C. R. Casal Cinza 3 8 0 3 5 6 24 -18