Início » 2022 » Novembro

Arquivos Mensais: Novembro 2022

Concurso “Montras de Natal 2022” na Guarda

INSCRIÇÕES ABERTAS
Arrancaram as inscrições para o Concurso “Montras de Natal 2022”. Este ano o tema para a decoração das montras será a Estrela de Natal e o cristal, como símbolo do clima que nos caracteriza. A votação decorrerá entre 8 de dezembro de 2022 e 6 de janeiro de 2023, exclusivamente online através da plataforma da Câmara da Guarda, no seu site. O Município  da Guarda atribuirá 1000 euros à melhor montra e 500 e 250 euros respetivamente ao segundo e terceiro lugares. As lojas interessadas em participar deverão ler atentamente as normas do concurso e inscrever-se até 6 de dezembro através: https://montras.mun-guarda.pt. A iniciativa é uma organização do Município da Guarda, em parceria com o NERGA.

“Sopas que contam histórias” em Nelas

Vai ser promovido pelo Sport Lisboa e Nelas no dia 03 de dezembro, a partir das 18h00, no Restaurante “Os Antónios”, o evento gastronómico “Sopas que contam histórias”. Por 5€ poderá degustar Sopa de Rabo de Boi (confecionada pelo Restaurante Zé Pataco), Sopa de Alho Francês (Confecionada pela Quinta do Castelo), Sopa de Peixe, Sopa da Pedra (Confecionada pelo Restaurante Bem Haja) e Sopa de Legumes.
Uma forma de  degustar os melhores sabores da beira. Os bilhetes na Secretaria do clube (Estádio Municipal) ou junto de algum diretor do clube.

NelaSport – Antevisão Taça de Portugal de Kartcross, 2022

Depois de ter sido apontada para a nova pista de Baltar, será mesmo a Pista do Alto do Roçário, em Sever do Vouga, a receber a Taça de Portugal de Kartcross2022.
Alexandre Borges, o atual detentor do troféu, é uma das presenças
confirmadas, neste que será o último evento da época 2022 e como vem sendo seu apanágio, será certamente um dos pilotos a lutar pelo lugar mais alto do pódio, procurando assim amealhar pela terceira vez consecutiva, este Título e brindar a marca francesa do Kamikaz K3, com o seu primeiro troféu em Portugal.
A Taça de Portugal é diferente de todas as provas do Campeonato, aqui só a vitória interessa e claro, todos vão procurar estar na máxima força, na luta pelo lugar mais alto do pódio. O lote de pilotos do nosso Campeonato, está cada vez mais forte e as diferenças são mínimas, pelo que a margem de erro para uma prova destas, é praticamente nula. Conseguir revalidar o Título, seria uma forma excelente de fechar a época de 2022 e brindar todos os meus patrocinadores e amigos, mas como é óbvio, não será tarefa fácil, mas estou determinado”, refere Alexandre Borges.

Fotos:DR

Guarda: a mais alta e a mais bela cidade de Natal

É na Guarda que o Natal brilha mais alto, para sermos mais exatos, a mais de mil metros de altitude. É assim a Cidade Natal, iniciativa que volta à cidade mais alta de Portugal Continental para fazer as delícias de miúdos e graúdos. De 2 a 25 de dezembro a praça central da Guarda, em frente à Sé vai receber a Casa do Pai Natal, a tradicional árvore de Natal gigante, os comboios infantil e turístico (este último com percurso pelo centro da cidade), o Carrossel Parisiense e muita animação com figuras animadas ligadas ao Natal e ao imaginário infantil. No pátio atrás da Sé ficará ainda a Pista de Gelo que convida a uma voltinha em família. A iniciativa arranca a 2 de dezembro pelas 14h30 do jardim José de Lemos à Praça Velha e contará este ano com a participação das escolas de 1º CEB dos ensinos público e privado.

Na cidade Natal vai estar também o Mercadinho de Natal com várias barraquinhas nesta edição exclusivamente dedicado à gastronomia e que promete ter uma oferta variada de doces natalícios, licores, pão, queijo, enchidos e outros petiscos e bebidas condizentes com a época festiva. Ler Mais »

Sorteio da 1ª eliminatória da Taça InterDistrital de Futebol sub-23

Teve lugar em Aveiro, o sorteio da 1ª eliminatória da 𝐓𝐚ç𝐚 𝐈𝐧𝐭𝐞𝐫𝐝𝐢𝐬𝐭𝐫𝐢𝐭𝐚𝐥 𝐝𝐞 𝐅𝐮𝐭𝐞𝐛𝐨𝐥 𝐒𝐮𝐛-𝟐𝟑, com  a participação de equipas da Associação de Futebol de Aveiro e de Associação Futebol de Viseu
Estes são os resultados:
LAAC Futebol – ASSRD Vila Chã de Sá – Clube
Atletico Clube Cucujães – União Desportiva Sampedrense
CFV – Clube de Futebol os Viriatos -Grupo Desportivo da Mealhada
Grupo Desportivo Santacombadense – Anadia FC Futebol SAD
Viseu United FC – Associação Recreativa e Cultural São Vicente Pereira
Futebol Clube da Pampilhosa – Grupo Desportivo e Recreativo de Soutelo
Isentos: Associação Desportiva Cultural de Sanguedo e Clube Desportivo Cinfães

Mangualde aprova Orçamento de 35 Milhões de Euros para 2023

IMI VAI BAIXAR PARA VALORES MÍNIMOS

Em reunião de Câmara, o Município de Mangualde aprovou, ontem, dia 28 de novembro, a proposta de orçamento para 2023, no valor global de 34 973 473,00 euros. O orçamento e as Grandes Opções do Plano (GOP) 2023 foram aprovados, por maioria, e representam um dos maiores orçamentos da última década. O orçamento de 2023 da Câmara Municipal de Mangualde prevê um investimento de quase 16 milhões de euros e define claramente uma orientação estratégica para o próximo quadriénio.

Marco Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, destaca que “são dadas prioridades aos investimentos que se enquadram no atual quadro comunitário e que se encontram em execução, bem como à preparação e iniciação de um novo ciclo de financiamento, nomeadamente o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e o Portugal 2030”. Importa ainda ressalvar “que este orçamento procura dar resposta aos grandes desafios que a sociedade atravessa, apoiando as famílias e os mangualdenses mais desfavorecidos, reforçando o investimento na vertente social e reduzindo impostos municipais”. É ainda “um orçamento que reforça investimentos em eixos estratégicos como a sustentabilidade, a modernização administrativa, a competitividade e a eficiência energética”.

Os eixos estratégicos prioritários são investimentos sustentáveis nas áreas da inovação, sustentabilidade dos recursos naturais (ciclo da água, proteção do ambiente, gestão dos recursos naturais e prevenção de riscos), o fortalecimento da qualidade de vida, a coesão social e territorial (transição digital, apoio às comunidades desfavorecidas, apoio social, recursos endógenos, entre outros).

Face à atual conjuntura macroeconómica desfavorável, o orçamento e as Grandes Opções do Plano (GOP) 2023 estão também preparados para dar uma resposta eficaz à estratégia local de habitação, bem como a investimentos relacionados com a eficiência energética.

Foi também aprovado por unanimidade a proposta do mapa de pessoal para 2023.A proposta apresentada pelo Presidente da Câmara Municipal de Mangualde foi aprovada por maioria e o IMI vai ser reduzido em 2023, para seu valor mínimo de 0,3%.

“Com esta redução há um desagravamento fiscal para as famílias mangualdenses num ano de 2023 que se avizinha de grande dificuldade. As famílias, as pessoas, o bem-estar da nossa comunidade é e sempre será uma das nossas prioridades” – afirma Marco Almeida.

 

SENTIR A TRADIÇÃO DO NATAL EM MANGUALDE

O Natal vai ser celebrado pelo Município de Mangualde com diversas atividades que convidam a comunidade a sentir a tradição desta época festiva. A programação especial é aberta à população, e a celebração, que decorre que 30 de novembro a 7 de janeiro, tem como epicentro o centro da cidade, mas as propostas estendem-se pelo Município. A toda a animação juntam-se as tradições e a solidariedade, que são tão caraterísticas dos Mangualdenses. A organização é da Câmara Municipal de Mangualde, com o apoio da Associação Empresarial de Mangualde.

SENTIR A TRADIÇÃO DO NATAL

A magia do Natal chega a Mangualde já no próximo dia 1 de dezembro, pelas 18h00, com a primeira atividade associada a esta festividade e um dos momentos mais esperados da época Natalícia: a inauguração da iluminação, que vai trazer brilho e encanto à cidade de Mangualde, é acompanhada pelo ecoar da música de Natal nas ruas da cidade.

As atividades culturais enriquecem a programação festiva. De 5 a 22 de dezembro, pelas 11h00 e pelas 15h00, na Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, vão ouvir-se leituras de histórias e contos, e acontecem, também, Ateliers de Natal. A participação nesta última ação carece de marcação prévia. Entre 7 e 28 de dezembro está patente, na Câmara Municipal, a mostra “Do Velho se faz Novo: Exposição Projeto Pontos e Encontros”, que pode ser visitada entre as 9h00 e as 17h00.

No dia 8 de dezembro tem lugar o concerto comemorativo do centenário de Alexandre Alves, protagonizado pelo Ensemble de sopros e percussão da Orquestra POEMa. A iniciativa está marcada para as 18h00, na Igreja do Complexo Paroquial de Mangualde.

O Pai Natal chega ao Largo do Rossio, no dia 10 de dezembro, pelas 10h30. O momento conta com animação de rua, para alegrar as crianças que ansiosamente aguardam pela figura emblemática da época festiva. As festividades continuam na Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, pelas 21h00, com a Festa de Natal, do Instituto de Artes Musicais.

No dia seguinte, 11 de dezembro, acontece o espetáculo de teatro “As Memórias do Meu Pai na Rádio do Meu Tio”, protagonizado pelo Teatro Regional da Serra do Montemuro. A iniciativa decorre na Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, e está marcada para as 16h00. O espetáculo acontece no âmbito da Rede Cultura da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões.

A 13 de dezembro, na Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, tem lugar o Concerto para a Inclusão, protagonizado pelos Bué Animados da Associação Portuguesa para as Perturbações de Desenvolvimento e Autismo, e tem início marcado para as 16h30.

A programação continua a 14 de dezembro, com a II Jornada anual da Comissões de Proteção de Crianças e Jovens de Mangualde. A iniciativa acontece na Biblioteca Municipal de Mangualde, pelas 9h30.

O espírito Natalício é fortalecido com as iniciativas que acontecem a 15 de dezembro: “A Fábrica de Bonecas”, o Espetáculo de Natal para alunos do Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Mangualde, que acontece no Pavilhão Municipal, entre as 10h00 e as 14h30; e o espetáculo de magia “Um Homem Desocupado”, protagonizado pelo Zé Mágico, na Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, pelas 15h30.

O programa de dia 16 de dezembro é protagonizado pela Universidade Sénior de Mangualde, com um Sarau de Natal, que está marcado para as 16h00, na Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves.

A 17 e 18 de dezembro, as ruas do centro da Cidade vão encher-se de vida com animação, que acontece entre as 15h00 e as 17h30. Estes dois dias contam também com momentos musicais. No dia 17 de dezembro, pelas 21h00, acontece a Audição de Natal, do Centro de Estudos Musicais Nancy, na Biblioteca Municipal. No mesmo local, mas já no dia 18 de dezembro, pelas 16h30, tem lugar um Concerto de Natal, protagonizado pela Banda Filarmónica de Vila Cova de Tavares.

De 19 a 31 de dezembro, numa parceira PNL (Plano Nacional de Leitura) /Ler+ e RNBP (Rede Nacional de Bibliotecas Públicas) / DGLAB (Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas), é promovida a iniciativa Juntos de Férias: Projeto de promoção da Leitura, que acontece na Biblioteca Municipal Dr. Alexandre, às 9h30 e às 17h30.

Para encerrar as festividades, o Concerto de Ano Novo, pela Orquestra Poema, terá lugar no dia 7 de janeiro de 2023, pelas 21h30, no auditório do Complexo Paroquial de Mangualde.

“POR UM SORRISO”

O Município de Mangualde volta a promover, à semelhança de anos anteriores, a campanha “Por um Sorriso”, uma campanha solidária de recolha de brinquedos que pretende fomentar o espírito de entreajuda e tornar o Natal de todas as crianças do concelho especial.

Sob o lema “Por um Sorriso”, esta ação, que decorre de 30 de novembro a 18 de janeiro, tem como destinatárias as crianças das famílias mais desfavorecidas do concelho que estejam sinalizadas no âmbito da Ação Social. Imbuída de espírito natalício, a restante comunidade pode, através de um gesto solidário, alegrar o Natal destas crianças e respetivas famílias.

De segunda a sexta-feira, entre as 9h00 e as 17h00, os brinquedos podem ser entregues no átrio da Câmara Municipal de Mangualde ou na Loja Social.

4ª Mostra Gastronómica da Castanha em Arrifana

Vai realizar-se a Mostra Gastronómica da Castanha  promovida pela USDRA – União Social Desportiva e Recreativa de Arrifana, em articulação com a Junta de Freguesia de Arrifana e o Município da Guarda, irá decorrer nos dias 3 e 4 de dezembro, no Pavilhão de Festas de Arrifana.
Tem como principal objetivo a divulgação e valorização da castanha. Para
além deste ano a organização dedicar dois dias ao evento, há outra novidade que é a
realização do 1o Festival do Caldo de Castanha, que irá decorrer no dia 3 de dezembro, pelas 21h00, onde se pretende apurar o Caldo de Castanha representativo da Freguesia.
Já no domingo, dia 4 de dezembro, terá lugar o Concurso Gastronómico que desafia
profissionais da restauração e particulares a competirem pelos melhores pratos, onde a castanha é “rainha”. Com este concurso pretende-se promover o património
gastronómico, dinamizar a economia local e valorizar a castanha, como produto de
excelência.
Também a animação musical será uma constante com as atuações, no sábado, do Grupo
“Vila Garcia “A`Baldar”” pelas 20h00 e do Grupo de Cantares de Arrifana pelas 22h00.
Já no domingo, pelas 16h30, irá atuar o Grupo de Cantares Sete Vozes de Vila Fernando.
No domingo o evento inicia às 15h00 com a apresentação do livro “Quem me dera cá o
tempo” da autoria de Jorge Lages, seguida de uma palestra dedicada ao castanheiro pelo
Eng. Joaquim Almeida da DRAPC. Às 17h30 terá lugar a Mostra Gastronómica da
Castanha e às 19h00 irá decorrer o tradicional magusto.
Durante a tarde haverá ainda espaço para a realização de um mercadinho onde os
visitantes podem adquirir castanhas e outros “mimos” da terra.

Penalva assinalou data com palestra “Um olhar sobre o abuso sexual

Para assinalar esta data e fomentar a consciencialização da comunidade, a CPCJ de Penalva do Castelo promoveu um conjunto de iniciativas, em estreita parceria com o Agrupamento de Escolas, a Câmara Municipal, a Biblioteca Municipal e a GNR.

Assim no passado dia 22 de novembro, teve lugar a palestra “Um olhar sobre o abuso sexual…”, um tema sempre atual e sobre o qual é necessário informar e ser informado. O público-alvo foram os alunos do 9º e 10º ano do Agrupamento de Escolas, que se mostraram bastante interessados e participativos na apresentação efetuada pela  Suzana Lucas, Psicóloga na Consulta de Sexologia do Centro Hospitalar Tondela – Viseu, EP. Psicóloga no NAVVD – Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica em Viseu e na Casa de Abrigo para Mulheres Vítimas de Violência Doméstica com Doença Mental.

Dia da Floresta Autóctone foi assinalado em Celorico da Beira

Foi assinalado o Dia da Floresta Autóctone, com a Câmara Municipal de Celorico da Beira a organizar uma manhã dedicada à Floresta Autóctone, um evento que mobilizou dezenas de participantes, entre alunos e professores de estabelecimentos de educação do 1º Ciclo do concelho.

A iniciativa decorreu na sexta-feira, 25 de novembro de 2022, junto ao Mercado Municipal, com um conjunto diversificado de atividades, jogos didáticos, sementeira de bolotas/castanhas em cuvetes, estacaria de alecrim/alfazemas e teve como objetivo de sensibilizar os participantes para a importância das espécies autóctones no equilíbrio da floresta e da elevada biodiversidade associada aos espaços florestais.

As crianças ainda puderam participar na plantação de camélias numa das áreas a ajardinar junto ao mercado municipal.
O Dia da Floresta Autóctone celebra-se anualmente no dia 23 de novembro e foi instituído com o objetivo de promover a importância das florestas naturais, bem como a sua conservação, nomeadamente das espécies que fazem parte do património natural.

fotos:MCB